Operação Tolerância Zero combate despejo de esgoto sem tratamento na Lagoa de Araruama

Deflagrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e das prefeituras de Cabo Frio e de São Pedro da Aldeia, a Operação Tolerância Zero teve como foco o combate ao despejo de esgoto sem tratamento da Lagoa de Araruama. 

Ao todo, 28 empreendimentos nos municípios de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia foram vistoriados pelas equipes, resultando em 12 autuações e 23 notificações para adequação dos sistemas de controle e tratamento de esgoto e resíduos oleosos.

Dentre os estabelecimentos inspecionados, destaca-se uma empresa de serviços náuticos, situada no bairro da Ilha Draga, em Cabo Frio. Os técnicos e os agentes flagraram o estabelecimento lançando resíduos oleosos e outros produtos químicos sem tratamento no Canal do Itajuru, que deságua na Lagoa de Araruama. A empresa foi autuada e notificada.

Já no município de São Pedro da Aldeia, na localidade de Praia Linda, um posto de combustível foi autuado e notificado por lançar esgoto sanitário e resíduos oleosos em um afluente que deságua na lagoa. Os dois  empreendimentos foram autuados com base na Lei Estadual nº 3467/2000, cujo valor da multa pode chegar a R$ 1 milhão.

“Estamos intensificando as nossas fiscalizações, multando e notificando os infratores ambientais. A população pode ajudar denunciando crimes ambientais”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Para registrar denúncias de crimes ambientais, é possível contatar a Ouvidoria do Estado do Rio de Janeiro, pelo link.

Artigo anteriorOperação combate fornecimento ilegal de internet em São Pedro da Aldeia
Próximo artigoLideranças políticas se reúnem para fortalecer parcerias na Região dos Lagos