Nesta terça-feira (25), uma operação contra o fornecimento ilegal de internet foi deflagrada por policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), no município de São Pedro da Aldeia. O responsável por um provedor clandestino vinculado ao Comando Vermelho foi preso durante a ação e autuado por receptação qualificada.
A operação deu fim a um esquema criminoso que fornecia internet ilegal para a região, prejudicando empresas regulares. Diversos equipamentos furtados de concessionárias autorizadas foram apreendidos, dentre eles, cabos e caixas de terminação óptica. Todo o material apreendido será submetido a perícia técnica para rastrear sua origem e identificar fornecedores, financiadores e demais envolvidos na rede criminosa.
O impacto da exploração ilegal de serviços essenciais, como internet, energia e água afeta diretamente a vida da população. Por meio de coação e intimidação, os criminosos prejudicam moradores e comerciantes, forçando-os a aderir aos serviços clandestinos e impedindo a atuação de empresas regulares. A prática criminosa gera recursos para a facção criminosa, servindo de financiamento para o tráfico de drogas e ampliação do domínio territorial.
As investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema.