Discutir o meio ambiente e suas espécies vegetais encontradas nas unidades de conservação. Este é objetivo da palestra a ser dada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e da Área de Proteção Ambiental (APA) Maricá, nos dias 26 e 28/4.
Na próxima quarta-feira (26/4), o evento intitulado “Quais são e onde habitam os cactos no Parque Estadual da Serra da Tiririca?” acontecerá no auditório da unidade de conservação. Com a participação do biólogo e curador do cactário do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Diego Gonzaga, o debate será sobre as diferentes espécies de cactos presentes no parque.
Toda a parte continental da unidade de conservação é inserida na Mata Atlântica, inclusive a vegetação que ocorre em afloramentos rochosos, e apresenta vários cactos e bromélias – como a Vriesea costae, espécie endêmica do bioma, ameaçada de extinção e símbolo do parque –, adaptadas à condições extremas como temperaturas elevadas e baixa umidade.
Data: 26/4/23aqui.
Horário: 10h às 12h Endereço: auditório do PESET, sede administrativa – Rua Engenheiro Domingos Barbosa, n°4, Recanto Itaipuaçu – Maricá, RJ As inscrições podem ser feitas por meio do formulário clicandoNa sexta-feira (28/4), a palestra acontecerá na sede da APA Maricá. A convidada será a mestranda em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Maria Beatriz, que trará à mesa um debate sobre a diversidade taxonômica de Passifloraceae, a família botânica do maracujá, com destaque para as espécies encontradas no município de Maricá.
Data: 28/4/23aqui.
Horário: 9h Endereço: sede temporária da APA Maricá – Rua Engenheiro Domingos Barbosa, n°4, Recanto Itaipuaçu – Maricá, RJ As inscrições podem ser feitas por meio do formulário clicando