Prefeitura de Cabo Frio retira embarcação abandonada do Canal do Itajuru

Ação de ordenamento remove foco de poluição e reforça o compromisso com a preservação ambiental da Lagoa de Araruama

13

A Prefeitura de Cabo Frio promoveu, nesta terça-feira (1º), mais uma etapa do trabalho de ordenamento ambiental e náutico no Canal do Itajuru, na Lagoa de Araruama. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em conjunto com a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.

Durante a operação, uma embarcação abandonada foi removida com o auxílio de máquinas da Comsercaf. O barco, utilizado irregularmente como depósito de lixo, representava um risco ambiental e comprometia a navegabilidade no canal. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, o descarte inadequado de resíduos ameaça a qualidade da água e a saúde da lagoa, um dos principais patrimônios naturais da cidade.

“O barco vinha servindo como uma espécie de lixeira flutuante. Infelizmente, ainda há quem descarte resíduos diretamente ali, o que impacta negativamente na qualidade da água e na saúde da lagoa. Estamos trabalhando para reverter esse cenário, com ações contínuas de ordenamento e retirada desses focos de poluição. Agradeço ao prefeito, Dr. Serginho, pelo apoio. Vamos avançar no cuidado com nosso meio ambiente”, destacou o secretário.

Após a retirada da estrutura principal, a equipe iniciou a coleta dos resíduos menores, assegurando a limpeza completa do canal. A ação contribui para a segurança dos frequentadores e para o ordenamento do tráfego náutico, promovendo o uso sustentável da lagoa.

A Prefeitura continuará com novas etapas de ordenamento, priorizando a proteção ambiental e a sustentabilidade de todo o entorno da Lagoa de Araruama.

A população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima pelos canais oficiais: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.

Artigo anteriorEx-secretária de Assistência Social de Maricá é denunciada por peculato após suspeita de fraude de R$ 18 milhões na compra de kits de limpeza
Próximo artigoArraial do Cabo realiza 3º Encontro de Bugueiros com exposição, passeio e show