O juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, da 55ª Zona Eleitoral, cassou o mandato do vereador de Maricá Ricardo Magalhães Garcia Gutierrez, conhecido como Ricardinho Netuno. Ele era o único opositor declarado do prefeito Washington Quaquá (PT) na Câmara Municipal.
Netuno foi o segundo vereador mais votado nas eleições de 2024, somando 6.152 votos, e é conhecido por integrar a oposição ao governo municipal. Uma figura constante nas manifestações pró-Bolsonaro em Maricá, o parlamentar ganhou notoriedade por seu posicionamento crítico à atual gestão da Prefeitura.
A sentença também determina a inelegibilidade de Netuno por oito anos. Segundo a decisão judicial, o vereador cometeu abuso dos meios de comunicação ao utilizar suas redes sociais para divulgar informações que abalam a confiança nas instituições eleitorais e que poderiam influenciar o resultado da eleição.
Ricardinho Netuno nega ter cometido qualquer irregularidade e sua defesa informou que vai entrar com recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).