13 de setembro de 2025 - 23:54
19.1 C
Araruama

Inea combate extração ilegal de terra em Saquarema

Ação resulta em apreensão de maquinário e autuação de responsável por crimes ambientais

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Superintendência Regional Lagos São João, conduziu uma operação para combater a extração ilegal de terra em Saquarema, na Região dos Lagos, após receber uma denúncia. No Distrito de Bacaxá, os técnicos flagraram desmatamento de cerca de três hectares de Mata Atlântica, o equivalente a três campos de futebol, junto com extração mineral sem licença ambiental.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, enfatizou a importância da participação da sociedade na denúncia dessas práticas ilegais que ameaçam a biodiversidade. “É papel do cidadão denunciar tais práticas aos órgãos ambientais competentes e ajudar a proteger o nosso patrimônio verde”, afirmou Rossi.

O maquinário foi apreendido e o responsável autuado, com multas que podem variar entre R$ 400 mil e R$ 1 milhão, de acordo com a Lei Estadual nº 3.467/2000. Ele foi levado à 124ª Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. A ação destaca os impactos negativos da extração ilegal, como desmatamento, erosão, e assoreamento de rios.

Mais Notícias