16 unidades da rede municipal de ensino de Maricá passaram por vistorias do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Educação (CAO Educação/MPRJ), dando continuidade às atividades fiscalizatórias do projeto Sede de Aprender. A iniciativa promove a verificação das condições de saneamento básico e de acesso à água potável nas escolas públicas.
Após as vistorias, foi constatado que a maioria das escolas visitadas necessitam de abastecimento de água por meio de carros-pipa. Além disso, também foram avaliados pontos como a limpeza dos reservatórios de água e a realização das coletas de esgoto.
A Escola Municipal de Idosos Milton Felipe Diniz e a Escola Municipal Indígena Guarani Kyringue Aranduá foram as últimas unidades de ensino a passarem pela verificação. Além de efetuar diligência técnica para averiguar as condições de abastecimento de água e de saneamento, a equipe do MPRJ dialogou com integrantes das direções das unidades e aplicou o formulário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Ambas as unidades de ensino apresentaram pendência na apresentação do certificado quanto à potabilidade da água e, em uma delas, foi constatado ainda que o abastecimento não é realizado pela rede pública. As informações levantadas irão contribuir para a atuação do MPRJ, que irá promover o acompanhamento das medidas adotadas pelo poder público municipal, assegurando o funcionamento adequado das escolas.


