Prefeita Daniela de Lívia toma posse em Araruama ao lado de vereadores eleitos; Magno Dheco é o novo presidente da Câmara

Cerimônia realizada na Câmara Municipal dá início ao novo governo; ausência de figuras políticas marca o evento.

Solenidade na Câmara Municipal marca início dos mandatos do Poder Executivo e Legislativo; Lívia de Chiquinho, ex-prefeita e principal apoiadora de Daniela, não compareceu à cerimônia.

A cerimônia de posse dos eleitos no pleito de 2024 foi realizada nesta quarta-feira (1º) na Câmara Municipal de Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Durante o evento, foram oficialmente empossadas a prefeita Daniela de Lívia (MDB), a vice-prefeita Verônica Januário (NOVO) e os 17 vereadores eleitos.

Na ocasião, a Câmara também elegeu os membros da nova Mesa Diretora, que irá conduzir os trabalhos no biênio 2025-2026. O vereador Magno Dheco (MDB) foi escolhido como presidente da Casa, acompanhado por Thiago Pinheiro (MDB) e Amigo Walmir (REP) como primeiro e segundo vice-presidentes. Nos cargos de primeiro e segundo secretários, foram eleitos Thiago Moura (CID) e Roberta Barreto (MDB), respectivamente.

Além disso, a solenidade também oficializou a composição das 15 comissões permanentes da Câmara Municipal. Entre elas, destacam-se a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que será presidida por Thiago Pinheiro, e a Comissão de Finanças, que terá Amigo Walmir como presidente.

Trajetória da nova prefeita

Daniela Cuinse Abreu Soares, conhecida como Daniela de Lívia, nasceu em Araruama e foi criada no bairro Areal. Aos 39 anos, Daniela é formada em História pela Universidade Veiga de Almeida, com uma especialização em Negócios pela Universidade Cândido Mendes. Professora e com ampla experiência no mercado financeiro, Daniela sucede a ex-prefeita Lívia de Chiquinho, que teve papel crucial em sua eleição.

Vereadores empossados

Os 17 vereadores que tomaram posse são: Anderson Moura (PL), Aridinho (PL), Armando Polati (PRD), Carlinhos de Deus (CID), Carlos Russo (PRD), Diego de Ciraldo (REP), Elói Ramalho (SOLIDARIEDADE), Fábio da Ração (PDT), Júlio César Coutinho (MDB), Magno Dheco (MDB), Nelsinho do Som (REP), Oliveira da Guarda (UNIÃO), Roberta Barreto (MDB), Rodriguinho das Excursões (NOVO), Thiago Moura (CID), Thiago Pinheiro (MDB) e Amigo Walmir (REP).

Ausências notáveis

Apesar de ser uma peça central na campanha de Daniela, a ex-prefeita Lívia de Chiquinho não esteve presente na cerimônia. Representando-a, esteve sua filha, Laura Ribeiro. Outro fato de destaque foi a ausência do vereador Oliveira da Guarda durante a posse da nova prefeita. Oliveira é casado com Penha Bernardes, ex-vereadora que foi candidata à prefeitura nas últimas eleições, mas acabou derrotada pela gestão apoiada pelo grupo político de Lívia de Chiquinho.

Artigo anteriorCarcaça de Baleia-de-Bryde é encontrada na Praia da Rasa, em Búzios
Próximo artigoOperação Ano Novo 24/25 da PRF fiscaliza mais de 4 mil veículos e registra 7 mortes nas rodovias federais