Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) realizaram, nesta terça-feira (22), operações de fiscalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) nos municípios de São Gonçalo e Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio. As ações integram a Operação Virtude, iniciativa nacional de combate à violência e às violações de direitos contra pessoas idosas, e contaram com o apoio da Vigilância Sanitária.
As fiscalizações ocorreram a partir de denúncias que apontavam possíveis irregularidades nos abrigos. Em São Gonçalo, no bairro Rocha, os agentes determinaram a interdição parcial do estabelecimento até que todas as pendências estruturais e sanitárias sejam corrigidas. Já em Duque de Caxias, no bairro Parque Equitativa, foram identificadas falhas administrativas e aplicadas multas que totalizam R$ 200 mil.
A Operação Virtude é coordenada no Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da própria Deapti. As ações se estendem por todo o mês de outubro, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, reforçando o compromisso das autoridades com a proteção e o respeito à terceira idade.