16 de setembro de 2025 - 07:18
19.8 C
Araruama

“O Agente Secreto” é o escolhido para representar o Brasil no Oscar

Filme de Kléber Mendonça Filho protagonizado por Wagner Moura é indicado na categoria Melhor Filme Internacional

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira, 15 de setembro, que “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho, será o representante brasileiro no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, o filme é protagonizado por Wagner Moura e segue a vida de Marcelo, um professor de tecnologia que se envolve em espionagem e paranoia ao tentar recomeçar sua vida no Recife.

“O Agente Secreto” ainda não estreou nacionalmente, mas já possui renome internacional, tendo conquistado prêmios importantes, como Melhor Diretor para Mendonça Filho e Melhor Ator para Moura no Festival de Cannes.

Ser escolhido como representante brasileiro não garante uma indicação final ao Oscar. Os países enviam suas seleções, das quais o Oscar escolhe os que concorrerão efetivamente. A cerimônia ocorrerá em 15 de março de 2026.

Outros filmes pré-selecionados incluíram “Baby” de Marcelo Caetano, “Kasa Branca” de Luciano Vidigal, “Manas” de Marianna Brennand, “O Último Azul” de Gabriel Mascaro, e “Oeste Outra Vez” de Erico Rassi.

No início do ano, o Brasil celebrou sua primeira vitória no Oscar com o filme “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles, vencedor na mesma categoria.

Mais Notícias