A nova estação de bombeamento de água na captação da Ponte do Baião, em Rio das Ostras, foi colocada em operação pela empresa Rio+Saneamento. A unidade irá atuar no reforço ao abastecimento do município, garantindo uma maior vazão no sistema, que chega a 600 litros por segundo. Além disso, possibilita um aumento na capacidade de transporte de água da captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado.
As obras incluíram adequações essenciais para o funcionamento seguro da unidade, oferecendo um sistema mais robusto e desenvolvido para atender a um maior volume de água. O novo booster opera em conjunto com as bombas já existentes e aumenta o fluxo de água para a fase de tratamento. Essa intervenção é fundamental para assegurar um abastecimento regular em áreas mais altas e nas extremidades da rede, contribuindo para a qualidade de vida da população riostrense.
Para o superintendente regional de Operações da Rio+, Christian Portugal, esta etapa é essencial para o abastecimento de água em Rio das Ostras. “As adequações realizadas na adutora principal da captação da Ponte do Baião foram essenciais para a instalação do booster. Isso garante um aumento significativo na vazão de água para a Estação de Tratamento e, consequentemente, para toda a cidade. Realizamos testes rigorosos para evitar vazamentos nos pontos de conexão, assegurando que o sistema estivesse pronto para operar com eficiência”, destacou.
A nova estação de bombeamento tem o funcionamento monitorado em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, garantindo um acompanhamento constante e a manutenção dos padrões de qualidade do abastecimento de água.