A Estação Hidrometeorológica de Silva Jardim tem nova localização. Ela foi reinstalada no rio Javari, nesta terça-feira (31/1), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Gerência de Informações Hidrometeorológicas e de Qualidade das Águas (GERIHQ). O equipamento envia dados das chuvas e do nível do rio em tempo real à Sala de Situação do órgão ambiental estadual, onde os técnicos disparam alertas aos municípios.
“As informações enviadas ao Alerta de Cheias permitem que a Defesa Civil municipal se prepare e execute ações de campo para resposta aos possíveis riscos de cheia dos rios. Esta entrega do Inea é fundamental para a segurança ambiental de Silva Jardim e do estado do Rio de Janeiro”, explica o presidente do instituto, Philipe Campello.
A reinstalação do novo ponto contou com a presença da técnica em meteorologia do Inea, Tayane Palma, da prefeita, Maira Branco, e de representantes da Defesa Civil. “A parceria do instituto com as autoridades locais proporcionará maior segurança para o equipamento, que agora está instalado em uma zona mais estável. Todo o sistema e técnicos do Alerta de Cheias estão a postos para possíveis eventualidades climáticas que possam ocorrer no município”, disse Palma.
Sistema de Alerta de Cheias
O sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente para informar a população e as autoridades sobre a possibilidade de chuvas intensas e cheias que possam causar perdas humanas ou materiais. Os alertas enviados, dados das estações e as imagens dos dois radares meteorológicos estão disponíveis em tempo real no endereço: www.alertadecheias.inea.rj.gov.br