Comitê Lagos São João realiza coleta de amostras de água em rios e córregos para análise de qualidade

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou em março o monitoramento de 29 corpos hídricos da região, entre eles, o  Rio São João e o Reservatório de Lagoa de Juturnaíba, o Rio Roncador, a Lagoa de Jaconé, a Lagoa de Jacarepiá e a Lagoa de Saquarema. O objetivo foi promover a coleta de amostras para análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da qualidade da água.

“Um exemplo é o Rio Indaiaçu, que é um afluente do Rio São João. Através das campanhas de coleta, foi possível identificar nesse afluente uma quantidade de nutrientes muito grande, indicando contaminação por esgoto doméstico”, explicou Leonardo Nascimento, analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

Ainda de acordo com ele, todos os dados são levados ao Comitê de Bacia, que pode propor soluções, melhorias e projetos.

“Através da identificação desse ponto de contaminação, o Comitê desenvolveu um projeto de saneamento no bairro São Sebastião, em Casimiro de Abreu, que é exatamente a montante, ou seja, logo acima desse ponto do Rio Indaiaçu onde foi identificada essa contaminação”, completou.

Artigo anteriorMPF recomenda retirada de estruturas físicas colocadas em praia de Cabo Frio
Próximo artigoOAB Araruama realiza Seminário Delas, com foco em empreendedorismo feminino