Nesta terça-feira (1), Casimiro de Abreu oficializou o lançamento de uma importante iniciativa, que beneficiará o agronegócio e os produtores rurais do município. O Agrofundo é um programa do Governo do Estado, promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que disponibiliza linhas de crédito com juros reduzidos para os produtores rurais fluminenses.
O encontro reuniu diversas autoridades no Cine Teatro Meus Oito Anos, dentre elas: o prefeito Ramon Gidalte; o secretário estadual de Agricultura, Flavio Ferreira; o secretário de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu, Douglas Veloso; e o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques.
Outro destaque do evento foi a assinatura do Termo de Cooperação para a implementação do Programa Estradas AgroRJ, que prevê a manutenção de 170 km de estradas vicinais, contribuindo diretamente para a infraestrutura dos produtores e moradores da zona rural. Ao todo, o programa deverá beneficiar cerca de 400 produtores e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio no município.
Na ocasião, o prefeito Ramon Gidalte anunciou a criação de um Fundo Municipal de Apoio ao Agricultores, com recursos provenientes dos royalties de petróleo, que irá fomentar o desenvolvimento do setor agropecuário de Casimiro de Abreu. “O crédito rural é fundamental para o desenvolvimento da nossa agricultura”, destacou o secretário Douglas Veloso.
O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Marquinho da Vaca Mecânica, do vereador Rafael Jardim, dos deputados estaduais Vitor Júnior e Deodalto Ferreira, do presidente da COPAFI/Italva, Luis Carlos, dentre outros.
Sobre o Agrofundo
O Agrofundo oferece ao produtor rural créditos entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, com taxas de juros de apenas 2% ao ano e prazo para pagamento de até dois anos, a depender da atividade financiada. A linha de crédito inclui atividades como: fruticultura e floricultura, genética de bovinos, bubalinos e caprinos, reforma e formação de pastagens, aquisição de máquinas e equipamentos, bovinocultura de leite, ovinocultura e apicultura, energia solar para propriedades rurais, cafeicultura e avicultura.
Para ter acesso ao financiamento, o produtor deve estar com a documentação em dia e sem pendências bancárias ou fundiárias. O coordenador do programa, Ronaldo Soares, explicou que o prazo médio para liberação dos financiamentos é rápido e simples, levando de três a quatro meses.
“Esperamos voltar aqui em quatro meses para a entrega do primeiro cheque simbólico de crédito”, reforçou o secretário Flávio Ferreira.
Linhas de crédito do Agrofundo
O Agrofundo contempla diferentes linhas de crédito, cada uma com foco em uma cadeia produtiva específica. Conheça as principais linhas de financiamento:
- Programa Frutificar – Apoia a produção de frutas, com crédito para estrutura, maquinário e custeio do ciclo produtivo.
- Programa Florescer – Destinado ao florescimento da floricultura no Estado.
- Programa Rio Genética – Financiará genética animal de alto desempenho.
- Programa Rio Leite – Apoia a bovinocultura leiteira com crédito para pastagens e infraestrutura.
- Programa Rio Ovinos e Rio Mel – Fomentam a ovinocultura e apicultura, respectivamente.
- Programa Rio Energia Limpa – Incentiva a instalação de sistemas de energia solar em propriedades rurais.
- Programa Cultivar Orgânico – Foco na agricultura orgânica e sustentável.
- Programa Prosperar (Agroindústria) – Voltado para modernização das agroindústrias, atendendo requisitos sanitários e fiscais.
- Programa Multiplicar (Aquicultura) – Apoia aquicultores na renovação da produção.
- Programas Rio Café e Rio Aves – Investem na infraestrutura da cadeia do café e da avicultura.