Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Campeonato de Braço de Ferro destinado a atletas amadores com deficiência (PCD) em Cabo Frio. O evento, inédito no município, é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo.
O torneio contará com diversas categorias, abrangendo competidores PCD em pé, sentados, auditivos, visuais, com síndrome de Down, paralisia cerebral e autismo. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pelo WhatsApp, no número (22) 99951-7331.
A competição será dividida em duas etapas. A primeira acontece no dia 6 de setembro, às 10h, na quadra da Apae de Cabo Frio, no bairro São Cristóvão. Nessa fase inicial, além da capacitação dos participantes, será promovido um torneio profissional de exibição, com a presença de instrutores da Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLBH).
O secretário adjunto PCD, André Luiz Ramos, mais conhecido como Gugu, destacou a importância do evento. “Estamos muito felizes de poder sediar um campeonato como este. Todos os cuidados serão tomados para que os disputantes tenham êxito e saúde preservada”, afirmou.
A fase final está prevista para dezembro e, até lá, os atletas inscritos participarão de um período de treinamentos supervisionados por instrutor da CBLBH, em parceria com a Academia Nanuque.
Para Anderson Macleyves, superintendente PCD, a iniciativa representa um grande avanço em inclusão. “É uma possibilidade sem fronteiras para participação em um evento desse porte. A pessoa com deficiência em Cabo Frio terá a chance de alcançar um diferencial nunca visto, com resultados positivos para a saúde física e mental”, ressaltou.