Lideranças fluminenses se reúnem com Petrobras para discutir investimento bilionário

Nesta terça-feira (23), um encontro reuniu o gerente-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Guilherme Sargenti, e prefeitos e lideranças de oito municípios produtores de petróleo no Norte Fluminense e na Região dos Lagos. Na ocasião, foi anunciado que a Petrobras irá investir 24 bilhões de dólares (cerca de 130 bilhões de reais) na região nos próximos cinco anos. A reunião estabelece um canal direto de comunicação entre a estatal e as prefeituras envolvidas, destacando a importância da expansão da Bacia de Campos. 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, lidera a iniciativa junto à Petrobras. O objetivo é garantir que o impacto econômico da produção de petróleo seja revertido em qualidade de vida para os moradores da região. “Nosso objetivo é alinhar o desempenho dos royalties ao salto de produção que esses investimentos trarão. Este é o momento crucial para os municípios planejarem políticas públicas sólidas e transformadoras para a nossa população”, destacou. 

O representante da estatal destacou o ganho mútuo da parceria. “Esses aportes garantem a expansão do petróleo na região, criando a oportunidade ideal para que as gestões municipais estruturem um planejamento regional estratégico. Essa sinergia com os governos locais é o que nos permite ampliar, de forma expressiva, o nosso legado social na região”, reforçou Sargenti.

Estiveram presentes no encontro os prefeitos de: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã, Cabo Frio e Rio das Ostras. Em conjunto, os gestores alinharam o cronograma de investimentos da companhia voltados à infraestrutura urbana, à atração de capital privado e à capacitação da mão de obra local para atender às demandas futuras.

Com a previsibilidade financeira trazida pelo anúncio, os gestores avaliam que será possível construir metas mais seguras para os próximos anos, com foco na diversificação econômica e no desenvolvimento urbano da região. O plano apresentado pela Petrobras também prevê a abertura de novas frentes exploratórias na bacia, que já opera há cinco décadas.

A perspectiva é de revitalização do setor e de fortalecimento da Bacia de Campos como um dos principais polos energéticos do país, consolidando o Rio de Janeiro em posição estratégica na geopolítica do petróleo.

Mais Notícias