4 de fevereiro de 2026 - 07:53
25 C
Araruama

Reunião entre prefeitos da Região dos Lagos cobra providências para normalizar fornecimento de água e luz

A primeira reunião ordinária de 2026 do Conderlagos (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região dos Lagos), ocorrida na sede do consórcio, em Cabo Frio, reuniu prefeitos da região para discutir os problemas na prestação de serviços essenciais, como fornecimento de água e luz. Participaram do encontro representantes dos oito municípios que integram o consórcio: Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Na conversa, a principal pauta discutida foi o posicionamento da Enel frente às constantes quedas e interrupções no fornecimento, em especial durante o período de festas. De acordo com os gestores, a falta de energia ocasionou prejuízos significativos ao comércio, a restaurantes, pousadas, serviços essenciais e aos próprios moradores, em um momento em que as cidades recebem o maior fluxo turístico.

O presidente do Conderlagos, Carlos Augusto Balthazar, informou que o consórcio irá buscar a resolução dos problemas por meio judicial. “Esse nosso primeiro encontro mostra o repúdio de oito prefeitos da Região dos Lagos, já que nós investimos para que a virada de ano fosse um sucesso, atraindo turistas e melhorando a qualidade de vida dos nossos moradores, mas não houve, por parte da Enel, nem previsibilidade para esse número de pessoas, nem investimento. Vamos entrar com ações jurídicas e também ações coletivas para que os nossos consumidores sejam indenizados dos prejuízos que tiveram”, destacou.

Os gestores assinaram um ofício endereçado à Enel, solicitando providências imediatas e esclarecimentos formais. O documento também será encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao Ministério de Minas e Energia, ao Ministério Público e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O documento salienta, entre outros pontos, que “as falhas vêm se intensificando e afetando residências, comércio, serviços essenciais, unidades de saúde, escolas e equipamentos públicos, situação considerada incompatível com a essencialidade do serviço e com as obrigações previstas no contrato de concessão.”

O encontro também abordou a ineficiência do serviço de abastecimento de água durante o fim do ano em diversos municípios da Região dos Lagos, especialmente em Araruama e Saquarema. Foram cobradas providências das concessionárias responsáveis para atender às altas demandas da temporada e normalizar o abastecimento. 

A prefeita de Araruama, Daniela Soares, cobrou planejamento e responsabilidade por parte das concessionárias. “Nós estamos aqui para cobrar e exigir providências e capacidade de investimentos para os próximos anos. Somos uma região que está vivendo a alta temporada e precisamos garantir para a população que o fornecimento seja feito com qualidade. Não podemos passar mais por isso e vamos em frente lutando por uma região com mais qualidade”, destacou.

Estiveram presentes na reunião: o presidente do Conderlagos e prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar; o diretor executivo do consórcio, Vantoil Martins; a prefeita de Araruama, Daniela Soares; a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal; o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno; o prefeito de Iguaba Grande, Fábio Costa; além do representante da Prefeitura de Cabo Frio, Guilherme Lopes.

Mais Notícias