Nos dias 6 e 7 de dezembro, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara, em parceria com o Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG) — unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) — foi palco de mais uma edição do evento “Vem Passarinhar”.
O encontro reuniu 26 participantes, que exploraram as belezas da restinga e da Lagoa de Iquipari, em São João da Barra. Como resultado, foi contabilizado o avistamento de 82 espécies de aves, com destaque para novos registros e a redescoberta de espécies raras na área, dentre elas o Gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii) e o Socoí-amarelo (Ixobrychus involucris).
“Essa edição do Vem Passarinhar demonstra que é possível conciliar a proteção de Reserva Particular do Patrimônio Natural com a visitação responsável, gerando conhecimento e garantindo uma experiência segura”, reforçou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O Gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii) e o Socoí-amarelo (Ixobrychus involucris) foram avistados na reserva pela primeira vez durante o evento. Além disso, os participantes também observaram a Mexeriqueira (Vanellus cayanus). Desde 2023, a ave tem sido avistada exclusivamente às margens da Lagoa de Iquipari, constituindo o único local conhecido de ocorrência dela em todo o estado do Rio de Janeiro.
Com a iniciativa “Vem Passarinhar”, o Inea promove a educação ambiental, o turismo de base comunitária e a valorização do patrimônio natural fluminense. A parceria entre a RPPN Reserva Caruara e o Parque Estadual da Lagoa do Açu continua sendo um eixo importante para a conservação integrada no Norte Fluminense, com o apoio de patrocinadores como a Vast.


