6 de dezembro de 2025 - 22:09
24.3 C
Araruama

Jiboia é resgatada após aparecer em churrasco em Praia Seca 

No último sábado (8), uma jiboia (Boa constrictor) foi encontrada por um morador de Praia Seca, atrás da churrasqueira de sua casa, localizada na Praia do Vargas. O animal media cerca de dois metros de comprimento e pesava dez quilos. Imediatamente, o morador acionou a Área de Proteção Ambiental Estadual de Massambaba (APA Massambaba), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Os guarda-parques da APA Massambaba foram até a residência e resgataram o animal, que foi levado em segurança para o Instituto BW — parceiro do Inea — e passou por exame de um médico-veterinário. Em seguida, tendo sido atestada a boa condição de saúde da jiboia, ela foi devolvida ao seu habitat e teve a soltura conduzida pelos guarda-parques em um trecho da APA de Massambaba. 

As jiboias são serpentes não venenosas, que podem ser encontradas em diversas regiões da América Central. No Brasil, tem ocorrência em quase todos os biomas: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia. Chamam atenção pelo tamanho, que pode chegar a até quatro metros de comprimento. São animais de hábitos predominantemente noturnos, mas também podem ser observadas durante o dia, em busca de abrigo.

Quando se sentem ameaçadas, as jiboias costumam podem dar botes (falsos ou não) e emitem um som abafado.

O Inea orienta a população para que, ao encontrar animais silvestres em ambientes públicos, não se aproxime e acione a equipe da unidade de conservação mais próxima ou o Corpo de Bombeiros.

Mais Notícias