14 de outubro de 2025 - 13:56
27 C
Araruama

Quando ser vice é apenas um detalhe administrativamente ornamental

Decisão de delegar ao Chefe de Gabinete funções presidenciais ignora vice recém-nomeada, gerando especulações na autarquia.

Ah, a gloriosa arte da administração pública! No epicentro desse espetáculo, temos a ilustre Penha Bernardes (foto), vice-presidente do Detran-RJ. Nomeada com toda a solenidade típica de uma nova estrela, ela agora brilha de uma maneira peculiar: pelo surpreendente talento de liderar por? observação.

Em um movimento que certamente ninguém viu chegando, a portaria nº 6989 decidiu que o verdadeiro protagonista das atribuições presidenciais é o chefe de gabinete, Guilherme Soares Domingues de Moraes. Enquanto Penha, a vice, desfruta de uma posição que, aparentemente, é mais simbólica do que funcional.

Mas quem somos nós, meros mortais, para questionar as complexas dinâmicas do poder? Talvez Penha esteja trilhando o caminho menos percorrido, aquele onde o verdadeiro valor é medido não pelo cargo, mas pelo charme de não precisar fazer muita coisa efetivamente.

E assim, na vibrante dança das cadeiras do Detran-RJ, Penha observa, possivelmente com um café em mãos e um sorriso que diz “todo poder ao chefe de gabinete”. A vantagem? Menos estresse, mais oportunidades para um curso livre sobre “como ser vice-presidente sem realmente ser”.

Portanto, brindemos a Penha, que nos ensina que, às vezes, a verdadeira liderança está em saber exatamente quando não estar em cena.

Mais Notícias