TCE-RJ emite parecer prévio favorável à aprovação das contas de Silva Jardim

Foto: Maíra Branco e Fabrício de Napinho/Reprodução

Em sessão plenária na última quarta-feira (18), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas de governo do exercício de 2021 do município de Silva Jardim. O documento seguirá para a Câmara de Vereadores para apreciação final.

Sob a responsabilidade dos prefeitos Fabrício Azevedo Lima (de janeiro a setembro de 2021) e Maíra Branco Monteiro (de outubro a dezembro de 2021), o município de Silva Jardim cumpriu a Lei Complementar n° 141/12 ao destinar 32,98% da receita oriunda de impostos e transferências para a manutenção e desenvolvimento da Saúde, acima do mínimo exigido de 15%. O mesmo não se observou na área da Educação, na qual foram investidos apenas 20,70% da mesma fonte, abaixo do mínimo de 25% exigido pelo artigo 212 Constituição Federal. Tendo em vista a aprovação da Emenda Constitucional nº 119/22, a falha foi relevada, devendo o atual gestor investir a diferença de R$ 4.254.289,81 não aplicados na área até o fim do exercício de 2023.

O município foi alvo de 16 ressalvas e igual número de determinações, além de três recomendações. Entre as ressalvas apontadas, há o fato de que o Poder Executivo desrespeitou o limite de despesas com pessoal, tendo encerrado o exercício em análise com essas despesas acima do limite, em descumprimento à Lei Complementar Federal nº 101/00. O acórdão também cita uma divergência entre o saldo do patrimônio líquido apurado na prestação de contas e o registrado no Balanço Patrimonial Consolidado do município.

Vale ressaltar que Silva Jardim ocupa a última colocação no ranking da transparência, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que avalia as informações sobre despesas e gastos dos municípios, dentre outros fatores.

Artigo anteriorFundação Cecierj abre mais de 5700 vagas em cursos de formação continuada de professores
Próximo artigoVereador de Rio das Ostras critica falta de fiscalização do Inea