Na reta final da corrida eleitoral, o cenário político de Rio das Ostras ainda é de incerteza. A mais recente pesquisa realizada pelo Intelligence Pesquisa e Comunicação, registrada no TSE sob o número RJ-04239/2024, aponta empate técnico entre os dois principais candidatos à prefeitura do município, Carlos Augusto (PL) e Maurício BM (União).
Na pesquisa de intenção de voto espontânea, Carlos Augusto soma 33%, enquanto Maurício BM tem 29%. Considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, a disputa segue em aberto.
Misaías Machado tem 4% das intenções de voto e Professor Luciano e Katia Macillo registraram 1% cada. 10% dos eleitores declararam que votariam em branco ou nulo, enquanto 22% ainda estão indecisos.
Na pesquisa estimulada, o candidato do PL aparece com 42% das intenções de voto, seguido de Maurício BM, com 35%. Misaías Machado tem 6%, Katia Macillo tem 2% e Professor Luciano 1%. Brancos e nulos somam 4% e 10% dos entrevistaram não sabem ou não responderam.
A Intelligence também analisou o índice de rejeição dos candidatos. Carlos Augusto lidera a rejeição, com 22%. Maurício BM soma 19%, seguido de Misaías Machado (16%), Katia Macillo (10%) e Professor Luciano (6%). 27% dos entrevistados disseram não sabem ou não responderam.
Por fim, o levantamento questionou os eleitores sobre a consolidação do voto. 67% afirmaram que o voto é firme, enquanto 28% disseram que o voto ainda pode mudar. 5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Em comparação com as pesquisas anteriores, Maurício BM tem apresentado um crescimento nas intenções de voto. Caso esse crescimento continue e considerando ainda o número de eleitores que ainda estão indecisos, o candidato pode ultrapassar Carlos Augusto nas próximas semanas e liderar o cenário eleitoral do município.
A pesquisa foi alvo de tentativa de impugnação pela coligação “Rio das Ostras Feliz de Novo”, que alegou inconsistências nos dados. No entanto, o juiz eleitoral Sandro Wurlitzer indeferiu o pedido, afirmando não haver qualquer irregularidade no levantamento.
A Intelligence entrevistou 600 eleitores entre os dias 16 e 17 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.