Reconhecendo as evidências!

Rever o passado no telão rendeu muita emoção que foi captada pelo conjunto de câmeras estrategicamente colocadas no estúdio. E o público também vai se emocionar ao ver os jovens “Chitãozinho & Xororó” / Fernando Moraes-RG

Recém estreada na tela do Globoplay, “Chitãozinho & Xororó, Uma História de Sucesso” já é uma das séries mais vistas da plataforma porque mostra a dupla revisitando o seu acervo de mais de 50 anos de trajetória. Depoimentos de familiares, como Sandy e Junior, fãs, profissionais e empresários integram a série documental. 

Já pensou revisitar o passado e ser surpreendido com imagens inéditas de acervo, se emocionar com declarações de familiares e amigos e mergulhar em sua própria memória afetiva? Essa é a sensação que José e Durval, mais conhecidos como Chitãozinho & Xororó, uma das mais imponentes duplas do cenário musical brasileiro, vivem na nova série documental Original Globoplay, “Chitãozinho & Xororó, uma História de Sucesso”, em coprodução com a 70 Filmes e direção geral de Emilia Silveira.

Paralelamente, a Globo também está mostrando a série de ficção “As Aventuras de José & Durval”, totalmente baseada na trajetória da dupla. Além de emocionar, a produção também revive os sucessos que marcaram a carreira dos irmãos. 

A série documental tem como fio condutor uma longa entrevista com a dupla, na qual Chitãozinho e Xororó relembram suas trajetórias ao assistirem momentos marcantes de suas carreiras. Um cenário foi idealizado e montado especialmente para esse encontro rodeado de sentimentos em um estúdio de 370m², com um telão de 6m x 4,5m e seis câmeras dispostas no ambiente para captar todas as reações dos artistas enquanto revivem as cinco décadas de sucesso.

“Começamos muito cedo e eu passei os últimos momentos da infância já cantando. Depois, a adolescência toda até ficarmos adultos sempre foi permeada pela música. No começo, para sobreviver. E na sequência, quando o sucesso chegou, para manter a carreira. Fomos nos envolvendo cada vez mais e esses cinquenta anos se passaram e nem percebemos”, se emociona Chitãozinho. “Costumamos dizer que nós dois somos operários da música. Sempre fomos incansáveis, para trabalhar, cantar, fazer tudo o que é preciso para projetar e manter uma carreira, que é mais difícil ainda do que fazer sucesso”, enfatiza Xororó. “Esse documentário também é especial por reunir um material como esse. Nossos fãs e pessoas que acompanham a nossa carreira há tantos anos vão poder assistir e conhecer bem, por nós dois, o que vivemos, o que passamos e o que construímos nesses 54 anos”, comemora Chitão. “A música tem isso, conseguimos realizações que nem sequer sonhamos”, reflete Xororó, concordando com o irmão.

Em frente às câmeras, os paranaenses de Astorga abrem suas vidas, desde a infância até os dias de hoje. Entram em cena lembranças, como a convivência com os pais, Dona Araci e Seu Mário, e os irmãos; o início da paixão pela música e o incentivo da família; as descobertas ao embarcarem em turnês com o circo; os percalços pelo caminho para ajudar em casa; a chegada ao estrelato com hits como “60 Dias Apaixonado” e “Fio de Cabelo”; e várias conquistas pela estrada desde que viraram ídolos nacionais e canções e suas vozes se espalharam pelo Brasil, se tornando verdadeiros clássicos. Partindo da música sertaneja de raiz, da reverência aos compositores e aos ídolos do gênero que os antecederam, Chitãozinho & Xororó modernizaram os arranjos, as letras e as melodias, sem deixar de lado as características originais.

“Esse projeto começou em 2018, inicialmente como um filme, até que surgiu o convite do Globoplay para fazermos a série. É uma série documental comemorativa dos mais de 50 anos da dupla, que reúne muitas cenas inéditas, uma história de muito trabalho e imagens que ninguém nunca viu”, revela a diretora geral e roteirista Emilia Silveira. Diretor, roteirista e supervisor musical, Marcus Fernando acredita que a produção conquistará além dos fãs. “Tentamos reunir para o público que eventualmente não conhece a história da dupla o máximo de informação. E para a maioria das pessoas, que já conhece muito da trajetória de Chitãozinho & Xororó, trazemos novos elementos e novas emoções”.

Durante os cinco episódios, a narrativa percorre viradas da carreira e momentos de dúvidas e incertezas, abordando a saga de uma dupla que continua no topo e que tem uma estrada marcada por surpresas, fases difíceis, amizades, brincadeiras, trabalho sério e muita música. Biográfica, e também musical, a série é embalada por canções icônicas gravadas pelos artistas em diferentes épocas. Em imagens de acervo e em cenas inéditas de bastidores de shows e ensaios, dá para conferir a rotina de Chitãozinho & Xororó por trás dos holofotes, e ainda curtir hits contagiantes como “Se Deus Me Ouvisse”, “Fogão de Lenha”, “No Rancho Fundo”, “Evidências”, “Brincar de Ser Feliz”, “Página de Amigos” e “Alô”, que costuram toda a história. Os admiradores também podem se preparar para conferir três clipes de músicas gravadas pela dupla, exclusivamente para o documentário.

E, claro, sem negar as aparências e nem disfarçar as evidências, a produção conta com declarações para lá de especiais, como as de familiares dos músicos. Entre os entrevistados, Sandy e Junior, filhos de Xororó, e Noely, sua esposa; os filhos de Chitão, Aline, Allison e Enrico, e sua esposa, Marcia Alves; e Maurício Lima e Tiãozinho, irmãos da dupla. Também participam do especial, nomes como: Dena Lima, mãe de Aline e Allison e ex-mulher de Chitãozinho; Homero Bettio, empresário, produtor musical e grande parceiro dos artistas; os compositores José Augusto e Paulo Sérgio Valle; os cantores sertanejos Gilberto & Gilmar, Milionário, da dupla Milionário & José Rico, e Robertinho, da dupla Léo Canhoto & Robertinho; o filósofo e apresentador Francisco Bosco; a fotógrafa Rosa Marcondes, fã da dupla; os autores Edvan Nunes e Gustavo Alonso; e os empresários Fernando Alterio e Tom Gomes.

Para aqueles que acompanharam a trajetória da dupla desde o comecinho da carreira, “Chitãozinho & Xororó, Uma História de Sucesso” é uma oportunidade de reviver as músicas e também as fases de suas próprias vidas. E, para quem ainda não sabe muito bem quem são eles, excelente oportunidade de conhecer um importante período da música brasileira, no qual efervesceram novos talentos, além de Chitãozinho & Xororó, que fazem sucesso até hoje. Vale a pena conferir a série documental.  

Artigo anteriorPrepare-se para o verão: dicas de beleza e bem-estar para arrasar nas festas de fim de ano
Próximo artigoCom um pé no remake