Projeto Rota do Sol, da Firjan Leste Fluminense, visa expandir cursos profissionalizantes para a Região dos Lagos

Foto: Thelma Vidales/Firjan

O Projeto Rota do Sol, da Firjan Leste Fluminense, busca expandir a oferta de cursos de qualificação profissional na Região dos Lagos, fortalecendo a região e promovendo o desenvolvimento da indústria. O município de São Pedro da Aldeia está sendo cotado para receber uma unidade da Firjan SENAI SESI, estrutura que serviria para atender a demanda dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlos Fábio da Silva, foi recebido nesta segunda (8) pelo presidente e vice-presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin e Sérgio Kunio Yamagata, respectivamente, além do 1° vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano. Ao lado do secretariado da gestão municipal, o prefeito conheceu a estrutura da Firjan SENAI SESI São Gonçalo e analisou com a equipe técnica, quais cursos e serviços poderão ser levados para a população da Região dos Lagos.

“A Firjan está em grande parte do estado, entregando serviços, produtos, promovendo capacitação e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Estamos avaliando a possibilidade de oferecer esses serviços de grande relevância, tanto para o trabalhador, quanto para o empresário da indústria”, pontuou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, que identifica em São Pedro da Aldeia uma oportunidade de a Firjan fortalecer a sua atuação.

A partir de estudos de mercado foram identificadas as vocações da localidade e entre os cursos cotados estão os de Logística, Telecomunicações, Energias Renováveis e Construção Civil. “A interiorização dos serviços oferecidos pela Firjan SENAI SESI é de grande necessidade e importância. Temos um grande potencial na localidade e vejo com muito otimismo essa possibilidade de instalarmos uma unidade na região”, destacou o 1° vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Com formação em ensino técnico, o prefeito Carlos Fábio da Silva busca a melhor localização para a instalação de uma futura unidade da Firjan SENAI SESI. A partir de estudos na região, avalia-se um local com melhor logística e área para a estruturação de laboratórios onde serão ofertados os cursos para a formação técnica. “Estamos em uma região que cresce muito, temos muitas empresas e a mão de obra qualificada é muito difícil. Esse projeto é muito importante para a região como um todo, tanto para os empresários quanto para os profissionais”, disse o prefeito que na ocasião, lembrou da importância que o ensino técnico teve para a sua formação profissional.

Artigo anteriorAtletas de skate de Barra de São João se classificam para semifinal de circuito estadual
Próximo artigoPolícia prende traficante de crack em Rio Bonito