A Prefeitura de Macaé, através do Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, em parceria com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Estado, através do Superintendente Regional do Inea em Macaé, Ronaldo Paes Lemes, irão promover ação de Educação Ambiental a ser realizada no próximo sábado (11), das 8h às 14h, no Portal do Sana. A data escolhida levou em consideração o grande número de visitas neste período e serão distribuídos folhetos informativos aos visitantes e moradores.
O objetivo principal desta ação é esclarecer a comunidade local acerca dos riscos de comprar ou vender imóveis em área protegida por lei e também receber os turistas que estão chegando no distrito que, ao se encantarem pelas belezas naturais do Sana, acabam comprando lotes ou terrenos de forma irregular.
A Área de Proteção Ambiental do Sana é protegida por lei, possuindo zoneamento próprio com áreas restritas ou até mesmo proibidas para construção, além das áreas protegidas no entorno dos corpos hídricos, as Áreas de Proteção Permanente. Essa é uma ação de cunho educativo que visa difundir as informações.
Aqueles que tem interesse em lotear ou construir devem antes procurar a SEMASPA ou o Inea, a fim de evitar problemas futuros como a falta de acesso à energia elétrica, demolições, além dos problemas provenientes de intempéries como cheias dos rios e deslizamentos de terra. Além do reforço na fiscalização da SEMASPA e do Inea nestas ações, também há apoio do Estado no monitoramento por satélite dos remanescentes florestais, através do Projeto Olho no Verde.