Praia do Forno, em Búzios, recebe selo internacional do programa Bandeira Azul

Foto: Inea participa da cerimônia de certificação internacional em Búzios/Divulgação

Os turistas e moradores de Búzios ganharam mais um motivo para frequentar a Praia do Forno: na última quarta-feira (14), o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) participou da cerimônia para recebimento do selo internacional de certificação do Programa Bandeira Azul, criado pela Foundation for Environmental Education (FEE). A Bandeira Azul hasteada qualifica não somente a qualidade da água, mas também o desempenho na gestão ambiental da região.

O selo possui reconhecimento internacional e tem como objetivo conscientizar os cidadãos e gestores para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro, bem como incentivar a realização de ações que fomentem a manutenção da qualidade da praia. Localizada em Búzios,  Praia do Forno integra a área do Parque Estadual da Costa do Sol, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com quase 10 mil hectares, a unidade de conservação abrange parte dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

A cerimônia de hasteamento da bandeira contou com a presença do diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Hélio Vanderlei. “Este reconhecimento é um resultado direto da dedicação do corpo técnico do Instituto Estadual do Ambiente. Estamos extremamente felizes com essa certificado que atesta o trabalho desenvolvido pelo órgão e suas diretorias”, comemorou o diretor.

No Brasil, 29 praias e 11 marinas receberam a certificação com a Bandeira Azul. Dentre elas, a Praia do Peró, em Cabo Frio, e a Praia de Itaúna, em Saquarema. Todas os locais podem ser consultados no site oficial do programa, em: https://bandeiraazul.org.br/locaispremiados.

Em um trabalho de monitoramento e preservação, as praias do litoral fluminense são fiscalizadas regularmente pelo Inea, a fim de avaliar as condições de balneabilidade, ou seja, da qualidade da água. Os resultados são divulgados regularmente através de boletins, informando a população sobre os estados de cada localidade e se são seguras para banho. 

201 pontos de coleta, em 130 praias de todo o Estado, são monitoradas pelo Inea, em uma área que abrange 15 municípios. Os  Boletins de Balneabilidade das Praia, divididos por localidade, podem ser acessados através do link: http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/balneabilidade-das-praias.

Artigo anteriorPresidente da AMPERJ recebe Medalha Tiradentes em sessão solene na Alerj
Próximo artigoAdvogada Mariângela de Castro é homenageada com Moção de Aplausos em Rio das Ostras