O objetivo da concessionária era identificar irregularidades na medição de energia em estabelecimentos comerciais e residenciais no Município, por meio de ligações diretas na rede sem passar pelo medidor de consumo.
Durante a operação, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 64 clientes do município, que puderam solicitar vários serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas.
Segundo Enel Rio, o objetivo é facilitar o acesso dos clientes aos serviços. Nesta edição, a companhia também efetuou a troca de 30 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 132 pessoas se inscreveram para serem contempladas na iniciativa.
Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 29ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 13.057 clientes, sendo 12.091 residências e 966 comércios nas 20 cidades por onde passou desde o fim de 2019. “O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, assim como os bons resultados operacionais, traz benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Consumo consciente de energia
Ao longo da ação, a Enel também disponibilizou dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 160 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 131 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora forneceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.
Combate ao furto de energia
Além de ser crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica.
Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos para quem pratica o ato e para a população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, que podem, inclusive, ser fatais. Quem quiser denunciar furto de energia, deve fazer isso pelo site da Enel https://www.enel.com.br/
Empresa multinacional do mercado de energia, a Enel está presente em mais de 30 países.
www.enel.com.br
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, pelo aplicativo da Enel Rio ou ligando para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.