A juíza eleitoral Daniela Correa cassou os registros e diplomas de quatro vereadores silva-jardinenses, todos do PL. São eles: Lies Abrantes, Marcelinho Pedreiro, Henrique Gouveia e Claudio Ivo. A decisão dada na terça-feira, dia 5, também tornou nulos todos os votos dados a este partido nas eleições municipais de 2020 e atinge a candidata a vice-prefeita pelo partido, Zilmara Brandão. Ela foi declarada inelegível por oito anos para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes.
Segundo o Ministério Público, por meio de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, o PL fraudou a cota de gênero. O MP conseguiu comprovar que a candidata a vereadora Roberta Kely Cesar, que obteve somente quatro votos, Durante a campanha, a candidata a vereadora, Roberta Kely, não prestou contas a Justiça Eleitoral dos gastos de campanha, e sequer fez campanha ao cargo. Pelo contrário, “puxou votos” para outro candidato, o que no mínimo, era suspeito.
Em sua defesa, Kely disse que realizou a campanha “com cuidado por causa da pandemia” e das morbidades dela. Além disso, segundo a candidata à época, ela percebeu que não tinha “forças” para sustentar a campanha. Da mesma forma que Zilmara, Kely também foi declarada inelegível por oito anos a partir das próximas eleições.