Terá início nesta quinta-feira (25), a Operação Fumaça Zero, realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), durante um evento que vai ocorrer no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença. O objetivo da operação é ampliar as ações de prevenção aos incêndios florestais, através iniciativas de educação ambiental nas comunidades. Além disso, o monitoramento nas unidades de conservação estaduais vai ser intensificado, com a emissão de notificações para moradores que residem ao redor de parques, reservas e Áreas de Proteção Ambiental (APAS) estaduais. O foco da ação é promover conscientização sobre os riscos que a prática de queimadas pode representar para as florestas.
Lançada em 2020, a operação — que ocorre na Regiões Metropolitana e Serrana do Rio —, será ampliada neste ano e abrangerá também os municípios de Valença, Piraí e Paracambi. A região de Valença e arredores foi escolhida com base em um estudo e mapeamento realizados no ano passado, que mostram que essas áreas possuem histórico de incêndios florestais nesta época do ano.
Só em 2022, o Inea emitiu mais de 900 notificações preventivas de incêndio. “A realização de rondas de monitoramento e emissão de notificações preventivas contribuíram para que o Inea se aproximasse ainda mais da população, e isso ajudou a ampliar a participação coletiva na prevenção aos incêndios florestais”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
A Operação Fumaça Zero foi definida com base na Lei Estadual nº 9.001/2020, e todos os órgãos públicos envolvidos na temática são convidados a integrar a campanha, como Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, além das unidades de conservação federal e municipais.