Nesta quarta-feira (12), foi inaugurado o Centro de Controle Operacional de Casimiro de Abreu, que contará com um equipamento de mais de 100 câmeras de longo alcance com rotação de 360º espalhadas em pontos estratégicos de todo o município.
Ao todo, nove telas para exibição irão acompanhar o movimento, 24 horas por dia, auxiliando o trabalho de ronda dos guardas civis municipais e ações das polícias Civil e Militar. O investimento foi de R$ 1,8 milhões por ano.
Dentre as câmeras estão as de OCR, que identificam placas de veículos roubados e, por meio de um convênio com o Ministério da Justiça e Detran, será possível identificar veículos roubados em qualquer lugar do país.
“É uma grande satisfação e a realização de um sonho antigo. Trouxemos para o município o melhor e o mais moderno em monitoramento por câmeras. O uso das tecnologias tem sido fundamental para implantar uma política de segurança mais efetiva, com resposta mais rápida na prevenção e resolução de problemas”, destacou Wellington Lima.
O trabalho de integração com as forças de segurança no município foi muito destacado e elogiado pelos representantes que estiveram presentes. O delegado da Polícia Federal, Dr. Dario Cruz, ressaltou que a Central de Monitoramento vai beneficiar não apenas o município, mas toda a região. Já o Capitão Jonas Grilo, coordenador do CPROEIS destacou que a segurança pública precisa avançar, pois os desafios estão cada vez maiores.
O prefeito Ramon Gidalte ressaltou que a preocupação com o cenário de segurança pública sempre fez parte das suas pautas.
“Espero que Casimiro de Abreu se torne referência para outros municípios no serviço de monitoramento e desejo que nossa população se sinta, efetivamente, mais segura. A segurança pública sempre foi uma das minhas prioridades, desde vereador. Agora como prefeito já realizamos vários investimentos para oferecer o melhor para a população”, ressaltou Ramon.
Diante do cenário de instabilidade e preocupação nas escolas, o secretário Wellington Lima aproveitou a ocasião e anunciou que será implantado com os funcionários de todas as escolas o Botão do Pânico, para acionamento em caso de qualquer situação de emergência, e um chamado será aberto na Central de Monitoramento.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Ramon Gidalte, o vice-prefeito Lelei da Marmoraria, os vereadores Wellington Santos, Denison Rangel, Marcelo Mota e Tiago Magalhães e toda equipe de governo. Além deles, também marcaram presença: o secretário de Segurança Pública, Wellington Lima, entidades de classe, além de representantes das forças de segurança: Polícias Civil, Militar e Federal, Rodoviária Federal e CPROEIS.