Se em outros municípios do Estado, como no caso de Rio das Ostras, a gestão pública tem falhado em conter o impacto das chuvas, em Casimiro de Abreu o caso é o oposto, com resolução de problemas de maneira rápida e eficaz.
Em entrevista ao Costa do Sol, o Secretário de Obras da cidade, Rafael Jardim, nos atualizou sobre o estado do município casimirense nesse período de chuvas fortes. Segundo ele, a chuva atingiu principalmente o distrito de Barra de São João, onde ocorreram alguns alagamentos, mas em ações conjuntas entre a Secretaria de Obras e a Defesa Civil, rapidamente foram solucionados.
Rafael explicou: “Nesse final de ano, é um período que aumenta muito a quantidade de lixo e entulho na cidade, então a Secretaria está focando na limpeza do município; fizemos uma parceria com o DER, do Governo do Estado, e tapamos todos os buracos da estrada Serramar — que liga Casimiro a Friburgo —, eles entraram com o asfalto e eu com a equipe. Tapamos todos os buracos da RJ-162, que liga Casimiro a Rio das Ostras, também afetada por causa da chuva. Agimos rápido, então não tivemos grandes transtornos, como municípios vizinhos tiveram.”
Ainda sobre as consequências da chuva, ele relatou: “Tivemos alguns problemas de deslizamento de barreiras na Região Serrana e no mesmo dia liberamos a estrada, em parceria com a Secretaria de Agricultura. Nossa equipe trabalhou muito nesse final de ano e com respostas muito rápidas aos problemas”.
Que o empenho e a agilidade das equipes sirvam de exemplo para outros municípios.