Um caminhão sem identificação que realizava queima e descarte de pneus à margem da Rodovia Washington Luiz foi interceptado e apreendido na manhã desta segunda-feira (2). A apreensão foi realizada por agentes da Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e faz parte de uma ação de monitoramento iniciada no mês de setembro, com o objetivo de combater crimes ambientais e melhorar o equilíbrio ecológico na região.
O veículo foi flagrado por câmeras de TV enquanto transportava pneus para serem descartados de forma clandestina em área de vegetação. Ao sair do terreno, o caminhão seguiu em direção à barreira sanitária localizada no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, que conta com agentes do Inea, da Polícia Civil e da Prefeitura com funcionamento 24h por dia. Os agentes ambientais detiveram três suspeitos do crime ambiental em um terreno baldio próximo à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense.
“Nossa Barreira Sanitária e nossos agentes estão atentos a todo e qualquer crime ambiental que possa estar sendo cometido na região. Procuramos agir diretamente contra esse tipo de prática, fiscalizando ostensivamente qualquer movimentação irregular para identificar, notificar e punir os responsáveis. Queremos uma maior qualidade de vida para a população e biodiversidade ali presentes”, afirma o vice- governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Após o flagrante, agentes dos órgãos ambientais estaduais conduziram o veículo para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para o registro da ocorrência, em que os responsáveis foram autuados e serão multados. O inquérito foi aberto para apurar os crimes ambientais cometidos e a reparação de danos causados. A operação ganhou grande destaque em telejornais da TV Globo e SBT nesta segunda-feira.
Sobre a Barreira
Inaugurada em setembro de 2023, conta, além com cinco pontos estratégicos, incluindo uma base operacional, é feita a triagem entre os veículos infratores e os que possuem documentação autorizativa para o descarte de resíduos no local. Na ocasião do lançamento da iniciativa, foram entregues seis viaturas e um caminhão que auxiliam na logística da execução do projeto. O mecanismo também visa evitar ou prevenir maiores riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças que possam ameaçar a saúde de seres humanos, animais e vegetais no local ou comprometer o equilíbrio ecológico da região.