Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início à campanha de vacinação contra a gripe. A imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em 14 postos de saúde do município.
Durante a primeira etapa, a vacina será disponibilizada aos grupos prioritários, com o objetivo de reduzir casos graves e internações. Os grupos contemplados incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, entre outros.
Os moradores dos grupos prioritários devem comparecer aos postos com documento de identificação, cartão do SUS e, quando necessário, comprovação de pertencimento ao grupo.
A vacina estará disponíveis todos os dias nas seguintes unidades: Ponte dos Leites, Mataruna, Praia Seca, Bananeiras, São Vicente, Fazendinha, Sobradinho, Morro Grande, Itatiquara, Iguabinha, Sobara, Boa Perna, XV de Novembro, Vila Canaã, Areal e Parati.
Apenas às terças-feiras, os moradores poderão obter a dose nas unidades de Norival Carvalho e Posse. Na quarta-feira, a dose estará disponível nas unidades de Aurora, Paracatu, Boa Vista e Jardim Califórnia; na quinta-feira, na unidade do Jardim Califórnia e na sexta-feira, na unidade de Norival Carvalho.
O CIMI irá atender somente crianças, gestantes e adolescentes de até 12 anos de idade que estejam dentro do público-alvo. O horário de funcionamento é: segunda, quarta e quinta, das 13h às 16h; terça, das 8h às 16h; e sexta-feira, das 8h às 12h.
CONFIRA QUAIS SÃO OS GRUPOS PRIORITÁRIOS:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas;
- Trabalhadores dos Correios.