Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o vereador Pedro Henrique, de Conceição de Macabu, denunciou o estado precário da Escola Municipal Frei Valério. Segundo ele, a unidade de ensino enfrenta uma situação insalubre, que afeta tanto os alunos quanto os profissionais da educação.
“Alguns amigos me chamam atenção e dizem que o prefeito Valmir Lessa é uma pessoa já de certa idade, perguntam se não acho que pego muito pesado com ele nos vídeos, e eu tento fazer essa reflexão. Mas o que eu tenho visto acontecer nessa cidade, sob o governo de Valmir, com a autorização dele, é que ele tem se revelado uma pessoa insensível. O retrato do Frei Valério hoje é uma tristeza. A covardia que tá sendo feita com as crianças é um absurdo”, declarou Pedro Henrique.
Conforme o vídeo, as salas de aula estão cheias de mofo nas paredes e a água que abastece a cozinha da escola vem de duas caixas d’água imundas, em condições completamente inadequadas de uso e sem tampa de proteção, colocando em risco a saúde dos estudantes.
O parlamentar alerta que, em 2023, uma obra milionária foi feita pelo governo de Valmir Lessa na unidade de ensino, mas as melhorias esperadas não aconteceram. O piso e as portas que deveriam ter sido trocados permanecem os mesmos e somente alguns reparos pontuais foram realizados, e os estudantes não possuem sequer uniforme escolar e material didático. Ainda de acordo com a denúncia, cabe aos professores muitas vezes comprarem os materiais necessários — como papel e canetas para escrever no quadro —, arcando com a despesa do próprio bolso.
“Nós estamos falando de uma das maiores estruturas públicas de educação da nossa cidade. Um colégio enorme, que recebe alunos muito carentes — de bairros como Vila Tavares, São Henrique, Piteira, Santo Agostinho e Capelinha, além de estudantes que residem em áreas rurais do município”, desabafou.
Pedro Henrique declarou que, na condição de relator da Comissão de Educação na Câmara Municipal, irá acionar o Ministério Público e a vigilância sanitária para verificarem as condições da unidade de ensino. O vereador afirmou ainda que irá solicitar informações detalhadas e cópias de contratos da Secretaria Municipal de Educação e da Defesa Civil.
Até o fechamento desta matéria, o prefeito Valmir Lessa não havia se pronunciado sobre a denúncia. O espaço segue aberto para manifestação dos citados na matéria.


