Na última terça-feira (30), uma ação de fiscalização para combater a extração ilegal de água em Cabo Frio foi realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João (Suplaj). A ação contou com o apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPam) e da concessionária de água Prolagos e aconteceu nos bairros Reserva do Peró e Parque Eldorado 3. O foco da operação foi identificar pontos clandestinos utilizados para o abastecimento irregular de caminhões-pipa no município.
Na ação, foram identificadas seis ligações clandestinas e três poços irregulares, que foram lacrados. Além disso, também foram apreendidas quatro bombas d’água utilizadas na captação ilegal. Duas cisternas com capacidade aproximada de 100 mil litros cada foram encontradas e lacradas pelas equipes de fiscalização, interrompendo o uso irregular da água.
“A extração ilegal de água é um crime ambiental que compromete o abastecimento regular da população e causa impactos diretos aos recursos hídricos. Seguimos atuando de forma integrada para identificar, coibir e interromper essas práticas irregulares”, reforçou Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode utilizar os telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253-1177 (capital), ou o aplicativo “Disque Denúncia Rio”, que permite o envio de fotos e vídeos com garantia de anonimato.


