Nesta quinta-feira (2), a Polícia Civil de Araruama deflagrou a Operação “Minha Casa, Minha Dívida”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que aplicava golpes imobiliários no município. Durante a ação, os agentes da 118ª DP (Araruama) apreenderam uma arma de fogo e prenderam quatro integrantes do grupo criminoso.
Segundo as investigações, os criminosos monitoravam as propriedades de um leilão de um banco, invadiam os imóveis em questão e falsificavam documentos e contratos. Eles então se apresentavam como proprietários e realizavam as vendas fraudulentas dos imóveis, causando prejuízos às vítimas de até R$ 80 mil.
Ao todo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Araruama, Saquarema e Itaboraí, além de quatro mandados de prisão temporária. Um dos capturados foi preso em flagrante por falsificação de selo público. O golpe era utilizado para fraudar e dar aspecto de legalidade aos documentos utilizados na negociação. Com ele, foi apreendida também uma arma de fogo cal. 45.
Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa e o homem preso em flagrante responderá também pelo crime de falsificação de selo público.
As investigações continuam para identificar e prender os demais integrantes da quadrilha.